segunda-feira, 17 de junho de 2013

A estreita ligação



As calçadas tem uma estreita ligação com o nosso modo de vida. Você sabia disso? Não só por nos atrelar aos serviços e lugares que fazem parte do nosso cotidiano, mas por ser em sua essência uma ligação de concreto, que sob nossos pés, nos permite chegar ao outro.
Trinta por cento das viagens diárias realizadas em todo país são feitas a pé, segundo a estatística do IBGE. Andar não é apenas uma alternativa saudável, é também o meio mais econômico de se locomover e interagir com a cidade.

As calçadas cumprem seu papel de causadora de encontros. É muito comum que as pessoas se reúnam sobre as calçadas para conversar ou observar as crianças brincando na rua. Ainda há bairros onde as pessoas se reúnem durante a Copa para pintar as calçadas com as cores do país.

Agora, imagine a seguinte situação, quando por falta de cuidados, a calçada perde seu papel de vincular pessoas e de nos atrelar a serviços e lugares. Você não encontrará um cadeirante, por exemplo, transitando livremente pelo mesmo espaço que um pedestre sem deficiência, se neste espaço não existir um mínimo de condições de acessibilidade. Para muita gente, a calçada mal conservada representa um estorvo, mas para outras pessoas ela pode simbolizar uma barreira.

Mais importante que reclamar é participar. Cuidar da própria calçada e cobrar por sua manutenção e melhoria são um ato de cidadania. As calçadas não só deflagram o planejamento urbano de bons gestores, como as atitudes de uma sociedade consciente e participativa. Promover a melhoria das calçadas tem de fazer parte do nosso cotidiano por uma cidade mais acolhedora. 


0 comentários:

Postar um comentário