terça-feira, 18 de junho de 2013

Atravessando as ruas de Copenhague

Atravessar a rua em Copenhague é uma experiência muito chocante para brasileiros. Por uma série de motivos. O primeiro deles: não é preciso esperar muito tempo até que o farol de pedestres abra. Em uma das principais avenidas da cidade, o tempo de espera até que o semáforo de pedestres fique verde é de 40 segundos. O estranhamento: não é preciso correr para atravessar a rua. O pedestre possui 30 segundos para atravessar. E, quando o semáforo de pedestres fica vermelho, ainda há uma folga de aproximadamente 5 segundos até que o farol abra para os carros. 

A experiência, é muito discrepante da nossa. Fazer a rua ser mais agradável para os pedestres e aumentar o número de pessoas se locomovendo a pé é uma das prioridades da prefeitura da capital Dinamarquesa. 

O Departamento de Vida Urbana da capital Dinamarquesa tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida dos moradores e visitantes.

O Departamento de Vida Urbana desenvolveu, três objetivos maiores:

1. Vida Urbana para Todos

O objetivo era fazer com que os espaços públicos fossem convidativos a todas as idades e classes sociais

2. Aumento dos deslocamentos a pé

Caminhando as pessoas tem uma experiência com cidade de um jeito único. Para atingi-la, as medidas práticas estabelecidas foram: mais áreas verdes, melhorar a limpeza nos espaços públicos, melhor qualidade de ar melhor iluminação, mais segurança em relação ao crime e ao tráfego de veículos, mais informação sobre como percorrer a cidade a pé, mais faixas de pedestres, melhor pavimentação das ruas e calçadas, melhor integração com o transporte público e desenvolver a cultura de que a cidade PODE ser percorrida a pé

3. Aumento da permanência das pessoas em espaços públicos

Quanto mais gente na rua, melhor a vida urbana.. Nesse sentido, o departamento propõe aumentar a oferta de atividades para se fazer em espaços públicos na cidade. Os canais possuem água limpa, onde os dinamarqueses podem nadar, há uma porção de quadras poliesportivas públicas e parques para a prática de esportes, além de churrasqueiras, fornos e mesas públicas para preparar refeições nas ruas.


Realmente, estamos BEEEEEEEEEEEEEM atrasados em relação a Europa.



 

0 comentários:

Postar um comentário