segunda-feira, 17 de junho de 2013

Desorganização, a gente se ver por aqui.



Ontem, Pernambuco viveu uma das maiores frustrações da sua história. Não é surpresa para ninguém, mas falta muito treino para fazermos uma Copa do Mundo BOA no Brasil. Ficamos atrás até da África do Sul em questão de mobilidade. A chuva, constante antes da partida, também contribuiu para complicar a vida dos torcedores. Ninguém esperava contar com dias de chuvas. Mas esperávamos contar com um bom PLANEJAMENTO que tolerasse qualquer tipo de empecilho.
  
Mas as complicações para os torcedores começaram antes de chegar, a Arena Pernambuco. Metrôs e ônibus lotados, 30 minutos de espera dos torcedores para sair da plataforma do Recife e a plataforma Cosme Damião, o abrigo no ponto final não foi suficiente para dar conta de todos os torcedores que chegavam de ônibus, assim vários torcedor ficaram debaixo de chuva.

                                         
Lembrando que os metrôs e ônibus do Recife são péssimos em todos os dias e não apenas na Copa das Confederações. Não precisa ser nenhum gênio para saber que 41 mil pessoas usando um único meio de transporte com estações minúsculas não iria dar certo.


                                     
Mas não acabou por ai, a Copa está sendo realizada no Brasil e a péssima notícia é que tem mais. Próximo da Arena foi preciso artimanha de jogador de futebol, torcedores tiveram que driblar a lama. A obra da Arena começou no final de 2010 e mesmo terminada foi possível encontrar entulhos e restos de material de construção nos arredores do estádio. Após de vencer a lama e os entulhos, os torcedores que chegaram cedo encontraram os portões fechados e um dos acessos teve seu cadeado arrombado para os torcedores poderem entrar, uma vez que a chave do portão foi perdida. Teve caso que o ingresso de um torcedor não passou no leitor eletrônico, a falta de informação e treinamento de alguns voluntários e a falta de água nos vestiários dos jogadores para tomar banho.
                                

A ausência de lixeiras na Arena Pernambuco resultou em pilhas na área de acesso ao estádio. As placas de sinalização da entrada acabaram se tornando pontos de despejo. 


                              
A FIFA exige 3500 vagas de estacionamento e ao mesmo tempo proíbe do cidadão usar. Na África do Sul o estacionamento foi usado, na Alemanha também, aqui no Brasil proibido. E ninguém sabe o motivo para tal proibição. Não existiam maquinas registradoras nas lanchonetes. Você fazia o pagamento e não recebia nota fiscal. E devido a falta de estrutura em Recife, Itália decidiu ficar mais 2 dias no Rio de Janeiro. Que vergonha pra Recife. Por enquanto, Pernambuco mais perdeu do que ganhou com a Copa das Confederações. 

Pior do que os erros é não admiti-los e não apontar soluções. O resultado desse mau planejamento está circulando na Imprensa Mundial e Nacional. Estão descendo o sarrafo em Recife! E o relato mais triste foi ouvir de Uruguaio que não quer voltar. E quem ia querer? Nossos governantes precisam entender que maquiagem só fica bonita no rosto das pessoas.




Na saída do estádio, o futebol envolvente da Fúria foi substituído pela aflição gerada pela falta de planejamento. 

Os torcedores seguiam esperando o momento de subir no circular. A revolta começou quando pessoas que furaram a fila começaram a subir nos ônibus cujas vagas deveriam ser de quem estava na vez. Quem estava na fila, sem poder sair, protestou pedindo para a polícia controlasse a situação. Não houve solução e os torcedores partiram para o bate boca. Alguns trocaram tapas na porta dos ônibus. A partir deste momento, a polícia perdeu o controle e a grade de proteção foi derrubada. Já não havia mais controle de quem estava ou não portando a pulseira que dava o direito ao translado. Após a confusão, vários torcedores disseram que esta foi a primeira e última vez que visitaram a Arena Pernambuco.

É evidente que o estádio precisa de melhorias para garantir a satisfação dos torcedores. Mas não temos apenas reclamações a ser feitas contra A Arena Pernambuco a última a ser finalizada para a Copa das Confederações. A espera valeu a pena: o conjunto arquitetônico, a vista estética, o conforto das arquibancadas e o campo são de encher os olhos de pernambucanos. Somos Brasileiros e desistimos nunca! Há pela frente um ano para cobrarmos melhorias aos governantes para expurgar a imagem de um país sem infraestrutura e organização.

2 comentários:

  1. Muita gente fala como se a CC tivesse sido anunciada a 15 dias atrás, depois de 2 anos não houve tempo hábil para se melhor em transporte e mobilidade?? será que nunca vimos chuva e alagamento aqui?? eu ainda acho que é mais fácil comprar as pessoas com propagandas lindas e felizes como vemos por ai, Brahma, Extra, entre outros que mostram um pais feliz e com ENGARRAFAMENTO DE TRIOS ELÉTRICOS, já o povo que se passa a pagar uma boa grana passa por isso, falta de transporte confortável, comida nas lanchonetes e até o básico lixeiro, aos olhos de parte da imprensa e politicos nossa arena é divina, mas no olhar frio de quem vê se gastar milhões para um dumbo branco que nem as boas vindas a seu povo sabe dar é lamentável.

  2. eu estive la e vi como a arena ainda precisa melhorar,principalmente no quesito mobilidade, mas vamos nesse sentido que daqui pra copa do mundo muita coisa vai mudar. Avante Recife, vamos mostrar que temos capacidade de sediar esses jogos.

Postar um comentário