terça-feira, 25 de junho de 2013

Segurança X Custo

Assistindo a um Telejornal vi que a Família do Músico e Advogado  Davi Lima Santiago Filho, de 37 anos vítima de choque, no bairro de Boa Viagem, estão fazendo um abaixo-assinado para conseguir que as fiações de eletricidade seja subterrâneas. Devido a esse acontecido trágico e para reforçar o abaixo-assinado tento explicar o motivo pelo qual as redes subterrâneas sempre foram e ainda são pouco exploradas no Brasil, mesmo sendo segura.

 Família e amigos fazem protesto em frente à Celpe.

São inúmeras as desvantagens das redes aéreas de energia elétrica. Por ficarem expostas, estão sujeitas a todo tipo de agressões, desde as intempéries naturais, ambientais e até as provocadas pelos próprios usuários.

O custo de redes subterrâneas é elevado, estimado e mais em dez vezes o custo de redes aéreas. Dai o motivo do predomínio de redes aéreas no Brasil, que apesar de todas as suas desvantagens é a predominante.  As Redes Subterrâneas são utilizadas em países desenvolvidos e no Brasil são construídas apenas em grandes cidades, principalmente as capitais, com custo/benefício favorável. 


Na Califórnia a meta é que em 40 anos já não existam instalações aéreas. 

A mudança da transformação implicará em custos altos. E será integralmente repassado para as tarifas, pois é o que está previsto nos contratos de concessão, simplificando, a conta será paga pelos consumidores que já pagam valores considerados abusivos. 

E la vamos nós desembolsar algo que não nos deveria ser cobrado. Será o "preço" da nossa segurança e para que casos como o de Davi não se repita. Ah, e já se repetiu!

Dez dias após, a cidade registrou outra tragédia. Na noite de sexta-feira (22), após receber a descarga elétrica de um poste na avenida Abdias de Carvalho, no bairro dos Torrões um homem faleceu. Identificado apenas como Nilson, era deficiente físico e usava uma prótese na perna. Ele estava atravessando a avenida quando se desequilibrou e, para não cair, apoiou uma das mãos no poste, levando o choque fatal. 


Voltando.. 

Os cabos que passam de um poste a outro nas ruas poluem visualmente a paisagem e trazem insegurança. A implantação do sistema pode custa caro, mas a médio e longo prazo compensa por questões de segurança. É preciso planejar a cidade, por que os postes disputam espaço com as árvores e são frequentes a falta de energia em dias de chuva.


Para não ficar demasiadamente longo, nas próximas postagens falarei de algumas cidades brasileiras que adotaram o sistema de redes subterrâneas. 

1 comentários:

  1. Em plena Rua dos Navegantes! Depois alguém morre e ngm assume a responsabilidade.
    https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/q72/s720x720/988501_10200944685114662_1130995761_n.jpg
    Um sistema complexo, arcaico e causador de prejuízos em cidades como a nossa onde não se tem manutenção preventiva a cada caso o que vemos são acidentes fatais, culpa das pessoas?? a foto acima mostra que não, na grande maioria dos casos o poste nem uma sinalização do grau de tensão elétrica trabalha informa, e muitas vezes uma calçada ocupada faz um poste inseguro ser seu "apoio" na vida para não desequilibrar e a descarga vem, você se vai mas ai é outro assunto que a amiga Priscila de assunto está cheia.

Postar um comentário