quarta-feira, 3 de julho de 2013

A versão moderna dos velhos bondes

A versão moderna dos velhos bondes, os veículos leves sobre trilhos (VLT), são considerados uma alternativa barata e sustentável do que: ônibus e o metrô. Eles podem transportar quatro vezes mais pessoas que o primeiro e custa metade do segundo.  


Os VLT já ajudaram grandes cidades do mundo com problemas de mobilidade. A França é um deles que adotou o neto do bonde. Atualmente, dezoito cidades francesas têm pelo menos uma linha, até 2014 outras nove serão implantadas.


Em Cuiabá, aproximadamente 80% dos ônibus deixarão de trafegar por três das principais vias da cidade após a implantação do VLT, que deve ser entregue antes da Copa. Com 22,2 km, o VLT mato-grossense terá capacidade para 400 passageiros por veículo e o tempo de espera será de até quatro minutos.

O projeto do veículo leve sobre trilhos de Brasília foi retomado em abril deste ano, parado desde abril de 2011, será construído 22,6 km de linhas.

Em São Paulo, o primeiro trecho VLT, que liga Santos e São Vicente, deve ficar pronto ano que vem. O projeto vai ocupar a antiga linha férrea das cidades e transportará 70 mil passageiros.



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