segunda-feira, 1 de julho de 2013

Presídios Americanos

O déficit de vagas nos presídios do País cresceu mais de 60% entre os anos de  2000 e 2008, de acordo com um levantamento feito pelo Conselho Nacional de Justiça. Não são raros os relatos de crimes e rebeliões nas penitenciárias. Assim como as denúncias sobre a precariedade, superlotação, o comando do tráfico dentro das penitenciarias e o uso de aparelhos celulares pelos encarcerados.

No Brasil, para desenvolver os projetos de edifícios prisionais, o profissional deve seguir diretrizes dadas pelo Ministério da Justiça. Reunidas em um documento detalhado, para que os projetos arquitetônicos tenham características uniformes no que se refere aos níveis de segurança interna, organização de fluxos de pessoas e posicionamento da construção em relação a seu entorno. 

A falta de recursos públicos destinados à construção de presídios exige dos profissionais um malabarismos para adequar o projeto ao orçamento. O problema é reconhecido até pelo Departamento Penitenciário Nacional, que está consultando especialistas para tentar viabilizar projetos de construção de penitenciárias mais baratas, sem prejuízo à segurança.

Mas porque não copiar alguns pontos peculiares do modelo prisional Norte-americano? Cuja regra principal é manter os presos isolados em celas à prova de fugas.

A MASMORRA 
A ajuda de aparatos tecnológicos e concreto em abundância resulta em segurança máxima.

1- LAR DOCE LAR
Celas individuais, com 7 metros quadrados e possuem uma cama, uma pia, um sanitário, uma mesa com banquinho, todos de concreto, e um chuveiro.

2- ENTRADA RESTRITA
Não é qualquer pessoa que pode visitar um detento. Só parentes diretos têm esse direito. E mesmo assim, precisam fazer um cadastro e ter sua vida vasculhada antes de ter a visita liberada. No Brasil é diferente os detentos possuem visita íntima para detentos com bom comportamento. 

3- VAMOS CAVAR UM TÚNEL?
Cavar um túnel é uma missão quase impossível. Mas, por via das dúvidas, todo o terreno é coberto por uma camada de concreto de 1 metro e, sob o concreto, há chapas de aço.

4- BANHO DE SOL
Um quadrado vazia cercado por muros de 7 conhecido como solário. Para evitar rebeliões são liberados grupos de dez presos ao mesmo tempo e o horário do lazer varia a cada dia.

5- LIGA PRA MIM
O contato entre o preso e seus visitantes ou advogado acontece no local conhecido como parlatório. Vidro blindado separa o preso do visitante e a conversa acontece obrigatoriamente através de um interfone.

6- SEM SINAL
Embora ninguém (nem os agentes) possa entrar no presídio com celulares no pátio há aparelhos eletrônicos que emitem ondas de frequência similar à dos celulares, o que deixa sem serviço qualquer aparelho.

7- EM CIMA DO MURO
Nas quatro guaritas há agentes armados com fuzis de alto calibre. Eles vigiam o pátio e as imediações externas. 

8- PELO CÉU
Para evitar que presos sejam resgatados por helicóptero, como aconteceu em um presídio de Guarulhos em 2002, cabos de aço cruzam o pátio. Os helicópteros que levam presos vindos de outros estados pousam na parte externa do presídio.

9- BIG BROTHER BRASIL
Câmeras espalhadas nos corredores, nas celas e no pátio servem para vigiar e de contato entre os agentes e os presos.


Além, claro, de ser longe das cidades dificultando assim a obtenção dos detentos de drogas e armas.   

 

0 comentários:

Postar um comentário